domingo, 12 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO: Sinceridade, eis o segredo

Como suportar a prova? Pela sinceridade total diante do Senhor.

A palavra sincero vem de “sem cera”. Os antigos gregos e romanos faziam teatro bem semelhante ao teatro moderno: uma mesma pessoa acabava fazendo vários personagens. Trocavam de personagens apenas trocando as “máscaras”, que eram feitas de cera.

“Sem cera” quer dizer “sem máscara”, sem representação. Não podemos representar diante de Deus, precisamos ser sinceros!

Temos de ser verdadeiros diante do Senhor, até mesmo em nossas fraquezas. São Paulo nos diz isso de uma maneira linda:

“Portanto eu me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nos constrangimentos, nas perseguições e nas angústias por Cristo! Pois quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12, 10).

Deus é forte em você, por isso Ele lhe faz forte.

Não tenha medo de ser sincero diante do Senhor, de confessar-Lhe os pecados mais secretos. Não tenha medo do pecado, e sim de não ser sincero diante de Deus.

Vejamos a primeira carta de São João:
“Se dissermos: ‘Não temos pecado’, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo como é, ele perdoará nossos pecados e nos purificará de toda iniqüidade” (IJo 1,8-9).

Se tirarmos a máscara e confessamos a Deus o pecado que cometemos, “Deus aí está! Fiel e justo como é, ele perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda iniqüidade”.

Por isso o inimigo quer que sejamos falsos, mentirosos, hipócritas; que usemos máscaras diante de Deus. Mas, se, ao contrário, formos sinceros e confessarmos nossos pecados, Deus nos purificará de toda a iniqüidade. Por essa razão não precisamos ter medo do pecado.

O Senhor lhe diz: “Tire todos os enfeites e seja, diante de Mim aquilo que você é. Preciso de você como ouro puro. Se pecou, eu estou com você, não para aprovar seu pecado, mas para arranca-lo de você”.


Retirado do livro de Pe Jonas Abib "Combatentes na provação" (páginas 25 a 27) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário