Paz e bem!
Gostaria de hoje fazer uma coluna diferente e que faça a diferença em sua vida. Não desejo hoje discorrer sobre nenhum tema específico, mas compartilhar com você algumas pérolas que tenho guardado dentro da memória e do coração. Gosto muito de ler, colecionar e meditar frases e pensamentos que me ajudam a ser melhor a cada dia. Como diz Voltaire: "Uma coleção de pensamentos deve ser uma farmácia moral, onde se encontram remédios para todos os males."
Eu sempre digo que na vida nada é coincidência, tudo é conseqüência! A respeito disso cito Publilus Syrus: "Tolo é aquele que afundou seu navio duas vezes e ainda culpa o mar" - Isso é verdade! A felicidade é dom e conquista. Temos que lutar por ela. Roberto Shinyashiki nos faz pensar: "Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz".
Leia com coração aberto esse pensamento de Carlos Drummond de Andrade: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade." Dispensa qualquer comentário.
Falando de morte, sempre cito Balley Ardrich: "O que é belo não morre, transforma-se noutra beleza" e Osho: "Se cada um dos seus dias for uma centelha de luz, no fim da vida você terá iluminado uma boa parte do mundo". Muitas vezes falamos que tememos a morte, Mas se pensarmos bem, o que nos assusta mesmo é a vida!
Marie Von Ebner diz o seguinte: "Até um relógio parado está certo duas vezes por dia. Após alguns anos, pode vangloriar-se de uma longa série de sucessos." É preciso ter um olhar otimista da vida. A respeito disso Benjamin Franklin disse: "A tragédia da vida é que nos tornamos velhos cedo demais e sábios tarde demais." Por isso é preciso viver cada dia com toda intensidade do momento presente!
Cito novamente Benjamin Franklin com uma pérola a respeito dos fofoqueiros: "É falta de educação calar um idiota, e crueldade deixá-lo prosseguir." Essa é ótima. Aqui não posso deixar de citar Cecília Meireles: "Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam. Mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre". Indiscutível... Parece-me que Bob Marley experimentou o contrário: "As vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!" Isso depende da pessoa e dos sonhos, pois, as vezes, o problema está em nós mesmos.
A respeito da sabedoria de viver bem, lembro-me das seguintes jóias: "É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada" - William Shakespeare. "Todos os homens morrem, mas nem todos vivem" - William Wallace. "Qualidade é fazer o que está certo quando ninguém está a olhar" - Henry Ford. "É sempre fácil obedecer quando se sonha comandar" - Jean Paul Sartre. Vale a pena pensar e mudar de comportamento...
Dois pensamentos de autoria desconhecida: "A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso". Muito bom esse aqui também: "Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é querer que o outro não tenha".
Não poderia deixar de compartilhar com você alguns pensamentos sobre a amizade. Começo com Charles Chaplin: "Durante a nossa vida conhecemos pessoas que vem e que ficam; outras que, vem e passam. Existem aquelas que, vem, ficam e depois de algum tempo se vão. Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar." Amir Klink já dizia: "Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só." Para os adolescentes e jovens pensarem, cito Carlos Drummond de Andrade: "Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz."
William Shakespeare magistralmente nos faz viajar e deliciar com suas palavras: "Perguntei a um sábio, a diferença que havia entre amor e amizade. Ele me disse essa verdade: O Amor é mais sensível, a Amizade mais segura. O Amor nos dá asas, a Amizade o chão. No Amor há mais carinho, na Amizade compreensão. O Amor é plantado e com carinho cultivado, a Amizade vem faceira, e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida companheira. Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta, ela é cheia de amor e carinho. Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração." Lindíssimo, não é?
Refletindo sobre a vida, é preciso lembrar Daquele que é a vida e que disse com toda autoridade: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão" (Mt 24,35). Foi o próprio Jesus quem disse: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). E disse mais: "O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância" (Jo 10,10).
Finalizo com um pensamento do qual desconheço o autor, mas que lido na profundidade de nosso ser, é capaz de nos tirar uma noite inteira de sono: "As pessoas que mais gostamos são as que mais nos decepcionam, pois pensamos que são perfeitas e esquecemos que são humanas".
Certamente, essas palavras mexeram com você, pois mexeram comigo também. Daqui pra frente é preciso querer... querer mudar... mudar pra ser feliz!
Deus te abençoe! Maria te proteja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário