O mundo começa a introduzir leis que não poderiam ser leis, querendo legislar a morte de quem não quer morrer, como leis de apoio ao aborto. E a palavra do Senhor vem nos dizer hoje, "A lei do Senhor é perfeita, sabedoria dos humildes".
Leis como o casamento de homossexuais... Aí você já pode imaginar como irá crescer um filho criado por um casal como este. Desculpa dizer assim, mas está na cara que só vai trazer revolta na criança. E vejam que leis o governo vai apoiando, criando uma fábrica de revoltados. Que equilíbrio psicológico poderá ter esta criança?
Mas a palavra do Senhor vem dizer que os preceitos do Senhor são precisos, são exatos, na medida acertada, não passa uma miligrama a mais e nenhuma a menos. Quem sabe das leis que devem reger a humanidade é quem a criou, por isso os preceitos, as leis do Senhor são precisos.
Eu olho para o meu pai, para a minha mãe, e vejo que vida dura eles tiveram, quanta luta. Mas é uma beleza ver: é na luta que a gente alcança a santidade. A cada jogada que você ganha, cada ponto que você ganha é conquistado com alegria, mas uma alegria verdadeira, a alegria do coração. Bem aventurados aqueles que estão dispostos a viver esta alegria. O mandamento do Senhor para os olhos são uma luz.
Fiquei contente com este salmo e com esta leitura do dia de hoje porque fala exatamente do que a Rádio Canção Nova viveu nestes 25 anos que ela comemora hoje. Ela existe para levar o Espírito Santo às pessoas. Nós espalhamos muito mais que o amor pelo ar, espalhamos o amor do Espírito Santo pelo ar, de uma forma que aquele que a transmite possa levar para todos aqueles que ouvem esta experiência do Espírito Santo em nossas vidas.
É assim como aquela expressão "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". A Rádio Canção Nova faz isso, porque ela acompanha você no seu trabalho, no dia-a-dia.
Hoje nós temos uma graça ainda maior, que é esta Rádio chegar ao mundo todo através da internet, onde quer que você esteja. Ela vai penetrando os corações. Quantos filhos, maridos, que não queriam ouvir a Rádio Canção Nova, que até lutavam para trocar de emissora, mas de tanta insistência da mãe, da mulher da casa, de tanto ligar o rádio na Canção Nova acabaram sendo transformados, curados da alma, do coração pela Rádio insistente ali, até que a pessoa se acostumasse a ouvir e depois começasse a gostar.
Hoje nós temos uma graça ainda maior, que é esta Rádio chegar ao mundo todo através da internet, onde quer que você esteja. Ela vai penetrando os corações. Quantos filhos, maridos, que não queriam ouvir a Rádio Canção Nova, que até lutavam para trocar de emissora, mas de tanta insistência da mãe, da mulher da casa, de tanto ligar o rádio na Canção Nova acabaram sendo transformados, curados da alma, do coração pela Rádio insistente ali, até que a pessoa se acostumasse a ouvir e depois começasse a gostar.
O Padre Edmilson daqui da Comunidade Canção Nova é fruto da nossa evangelização pela rádio, e se ele estivesse aqui iria testemunhar para vocês. A Rádio chegava em Goiás, num lugarzinho bem escondido, mas foi lá, ouvindo a Rádio Canção Nova que ele foi descobrindo em si a vocação de ser padre. Ele começou ingressando nos Salesianos, e, logo após, o superior dele veio trazê-lo a mim porque via muito interesse naquela vocação. E veja o que ele é para nós hoje.
Um bispo também que eu não vou falar o nome, porque eu não sei se ele quer, mas que testemunhou a mim que foi fruto da evangelização da Rádio Canção Nova. Eu tenho certeza que se ele estiver ouvindo e se ele quiser virá aqui testemunhar para nós. Veja que frutos, um bispo da Igreja que foi evangelizado através da Rádio Canção Nova.
Isso tudo se deve ao testemunho da minha mãe, que sempre antes de dormir, esperava um programa de cinco minutos com o cardeal arcebispo de São Paulo Dom Evaristo Arns. Ela me dizia que esperava porque era o momento dela ouvir a palavra de Deus pela rádio. Eu me lembro bem que ela olhou para mim e me disse: "Jonas, porque você não faz uma rádio assim?"
Naquele tempo parecia algo impossível, mas Deus foi trabalhando, trabalhando aquilo dentro de mim. A Luzia lembra que nos inícios da comunidade que eu falava com entusiasmo daquela inspiração da se fazer uma rádio, já até imaginava os locutores, as pessoas de nossa comunidade que iriam ser os locutores. Para Deus nada é impossível, foi uma sementinha que minha mãe plantou em mim e veja no que deu.
Lembro-me também do documento que nos gerou para a Igreja. O bispo falava para mim que a igreja seria culpada se abrisse mão dos meios de comunicação, e ele pedia pra mim para que eu fizesse alguma coisa.
Como fazer se tornar possível um dia de louvor como este todos os dias? É claro. Com um programa de rádio, assim se faria possível todos os dias termos um dia de louvor como este.
Começamos eu e a Luzia a sair pedindo. Fomos até o dono da rádio de Cruzeiro/SP, conversamos com o diretor da Rádio, ele nos recebeu, conversou conosco, e no final nos cedeu um horário que era dele, onde ele fazia um programa. Cedeu para nós, e por providência de Deus este programa era às 18h, na hora de Nossa Senhora.
O programa foi crescendo, até que o perdemos. Choramos muito. O programa estava no auge, mas eu sabia que quando Deus fecha uma janela, Ele abre várias outras portas. Conseguimos vários outros programas em outras rádios de cidades vizinhas, tanto que tivemos que começar a gravar em casa para dar conta do serviço. E em 1980 tivemos a graça corajosa de adquirir a rádio que temos hoje, a rádio de Cachoeira Paulista.
Aqueles programas que ganhamos de início eram só o treino que o Senhor nos dava até conseguirmos uma rádio. A rádio de Cachoeira Paulista estava à venda e valia dois milhões naquela época. Era um valor muito alto. Dom Cipriano me ligou e sem saber da situação direito disse para mim que era para seguir em frente, que Deus queria aquela rádio, mesmo que custasse muito caro. E nós demos o passo. Sem um tostão no bolso, nós demos o passo, e avisamos o dono que queríamos comprar, mas que não tínhamos dinheiro para pagá-la.
Demos um cheque de um milhão, que era o valor da entrada, e - claro - o cheque era sem fundo. E nós avisamos que era sem fundo. O dono da rádio nos deu cinco dias para sacar aquele dinheiro, e depois de cinco dias nós conseguimos arrecadar todo o dinheiro necessário para pagar o valor da entrada. Depois fomos pagando em parcelas o restante.
E assim foi. Tivemos que aumentar a rádio, a sua potência que não era muito, acabamos gastando logo depois mais do que o equivalente da rádio para tornar o seu sinal mais forte. Foi um milagre! Não tínhamos o dinheiro para pagar isso, foi Deus quem quis, foi Ele quem providenciou tudo.
Vivemos isto hoje ainda assim, da providência divina. Mês a mês é uma luta. Foi da rádio que nasceu tudo isso. Não tínhamos os meios, eles vieram todos do Senhor. E a beleza está aí. Veja quanta coisa foi gerada, e quanta história nós temos para contar. Muitíssimos são os testemunhos graças a transmissão da Rádio Canção Nova.
E por isso: "Os ensinamentos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração".
Homilia do Mons. Jonas Abib
Nenhum comentário:
Postar um comentário